Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | |
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 15/05/2023 07:43:28
A TERMOLOGIA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM TERMOSCÓPIO: EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO
Data e local: 15/05/2023 às 09h:00 horas na sala virtual do Google Meet:https://meet.google.com/bej-qinr-qdc
ou disque: (US) +1 219-390-9275 PIN: 636 593 617 #
Mestrando: Eduardo Rodrigues Mamédio
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Priscilla Paci Araujo
RESUMO
O presente trabalho traz a construção de um material didático para estudo da termologia utilizando as metodologias ativas Peer Instruction e Prever Observar e Explicar – POE, associadas à prática experimental. Visando desenvolver um ambiente em que o aluno seja mais atuante em seu processo de aprendizagem. A base pedagógica deste trabalho consiste na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, bem como, nas ideias de Marco Antônio Moreira. O produto foi aplicado em uma turma de ensino médio técnico integrado ao curso de informática, do Instituto Federal de Rondônia – IFRO na cidade de Porto Velho. E consiste em aulas teóricas, para construção de uma base conceitual, e aulas experimentais utilizadas para construção de um termoscópio, sua utilização para evidenciar a dilatação térmica e sua posterior transposição para um termômetro. Os resultados obtidos através do pré-teste e pós-teste demonstram um aumento no percentual de acertos. Também foram utilizados, textos e questionários pré-aula, e testes no decorrer das aulas, auxiliando no direcionamento das aulas por parte do professor. Além disso, construções experimentais contribuíram para a contextualização dos conteúdos teóricos e apropriação dos conceitos por parte dos alunos. De modo geral, os alunos se mostraram receptivos ao método empregado e motivados a estudarem a disciplina. Proporcionando, portanto, um ambiente potencialmente significativo para Aprendizagem Significativa.
Palavras-chave: Ensino de Física. Termologia. Experimentos de baixo custo. Aprendizagem Significativa. Metodologias Ativas.
Fonte: MNPEF Polo 40 UNIR Porto Velho