Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | |
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 14/09/2022 15:27:18
FÍSICA E RECURSOS DIDÁTICOS: PROPOSTA PARA A INSERÇÃO DE STORYTELLING DE ASTRONOMIA NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Data e local: 16/09/2022 às 10:00 horas na sala 106 bloco 1G no campus José Ribeiro Filho (Unir-PVH).
RESUMO
Diante da importância do ensino de Astronomia, o que se observa no ensino funda-
mental é que a ciência é pouco abordada em sala de aula e, quando tratada, ocorre na
modalidade tradicionalista e não desperta interesse pelos conteúdos por parte dos alu-
nos. Com base na capacidade da contação de histórias em compartilhar conhecimentos de
forma prazerosa, fortalecendo vínculos sociais, educativos e afetivos, e com a finalidade de
implementar possíveis mudanças na realidade da abordagem de conteúdos de Astronomia
no ensino fundamental buscamos nesta pesquisa responder a seguinte pergunta: de que
forma o uso de Storytelling como recurso didático pode tornar as aulas de ciências atra-
tivas e gerar interesse pelo assunto de conteúdos de Astronomia para alunos do nono ano
do ensino fundamental? O objetivo geral foi avaliar de que forma o uso de Storytelling
como recurso didático pode tornar as aulas de ciências atrativas e gerar interesse pelo
assunto de conteúdos de Astronomia para alunos do nono ano do ensino fundamental.
Buscou-se identificar os principais desafios encontrados na abordagem de conteúdos de
Astronomia no ensino fundamental e analisar como a teoria de aprendizagem significativa
de David Ausubel e a Sociointeracionista de Vygotsky podem se complementar, emba-
sando a ação pedagógica no ensino de Astronomia. A investigação foi desenvolvida com
base nos moldes do método de pesquisa de desenvolvimento, envolvendo a produção de
um Storytelling de Astronomia com abordagem do conteúdo sobre o sistema solar, bem
como a aplicação do Storytelling de Astronomia para alunos do nono ano do ensino fun-
damental e avaliação dos resultados de sua utilização como subsídio nas aulas de ciências.
A aplicação do Storytelling ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre
Mário Castagna, localizada no município de Porto Velho – RO. Para análise dos dados,
coletados a partir de questionários e observações, contemplou-se a abordagem qualitativa.
Como resultados pode-se verificar no decorrer da aplicação do produto educacional que
os estudantes foram capazes de relembrar passagens da narrativa durante as discussões
e aplicarem os conhecimentos adquiridos em atividades práticas, o que sugere que eles
permaneceram atentos à história, o que foi confirmado, posteriormente, na análise dos
dados do questionário sobre as impressões dos alunos quanto ao Storytelling. A catego-
ria motivação revelou que 84,61% deles concordaram ou concordaram totalmente que a
experiência vivida pela personagem Aurora os motivou a continuar ouvindo a história;
90,38% dos alunos concordaram ou concordaram totalmente que gostariam de ter no-
vas experiências com este tipo de história abordando outros conteúdos de Astronomia.
Conclui-se, assim, que o recurso didático Storytelling, desenvolvido e aplicado dentro de
um processo que priorize espaço de interação com discussões e atividades práticas, com
atenção para os conhecimentos prévios dos alunos, promoveu abordagem de conteúdos de
forma contextualizada e atrativa, valorizando os aspectos históricos envolvidos na ciência
e despertando interesse por parte dos alunos em conteúdos de Astronomia.
Palavras-chave: Recursos didáticos, Storytelling, Astronomia.
Fonte: MNPEF - Polo 40