Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | |
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 25/11/2021 15:56:22
Antonio Ribeiro Ferreira
O ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ASTRONOMIA: TRANSIÇÃO, OCULTAÇÃO, ECLIPSE E O CASO DE PLUTÃO
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física no Curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Orientadora: Profa. Dra. Anailde Ferreira da Silva
Este trabalho tem como objetivo a discussão do ensino de Conceitos Científicos com base na Teoria Histórico-Cultural onde utilizamos os conceitos de Transição, Eclipses e Ocultação, bem como o conceito de planeta e planeta anão aplicado ao caso de Plutão. Foram utilizados materiais didáticos confeccionados em impressoras 3D e de baixo custo para que práticas experimentais sobre o tema em questão fossem trabalhadas no contexto da pandemia de COVID-19 em que aulas experimentais foram diretamente impactadas pelo distanciamento social e pelo fechamento dos espaços públicos, tais como as escolas e instituições de ensino. O método de pesquisa foi o qualitativo e por esta razão relatos dos alunos, atividades e outras ferramentas foram utilizadas para qualificar o sucesso da prática docente desenvolvida. Ao final os discentes desenvolveram um entendimento completo sobre os conceitos envolvidos e que estão diretamente relacionados aos aspectos que são apresentados nesse trabalho. Observou-se que o material didático é de grande contribuição para a aprendizagem dos conceitos e para a elucidação de diferenças que estes conceitos científicos apresentam. Palavras-chave: Ensino de Conceitos Científicos. Transição. Ocultação e Eclipse. Plutão e o Conceito de Planeta.
Fonte: MNPEF-POLO 40