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18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 09/11/2021 10:04:07
Defesa de Dissertação de Mestrado: UALITON FERREIRA DE SOUSA-MNPEF-P40
Transmissão pelo canal do youtube CLIQUE AQUI
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
UALITON FERREIRA DE SOUSA
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – polo 40, vinculado ao departamento de física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
Orientador: Prof. Dr. Judes Gonçalves dos Santos
RESUMO
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Devido às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Física, esse estudo objetivou analisar o de uso de dispositivos móveis como apoio ao processo de ensino-aprendizagem em física. Buscando compreender o processo de ensino e aprendizagem e os fatores que nele interferem, motivando e despertando nos alunos o interesse pela matéria. Os smatphones oferecem muitas possibilidades para uso em sala de aula. Um aparelho por mais simples que seja possui aplicações como: calculadora, conversores, contagem regressiva e o cronômetro. Aparelhos mais modernos com acesso a internet permitem acesso a aplicativos gratuitos de física que auxiliam o professor a desenvolver diversas atividades. Nesse trabalho foi desenvolvido e aplicado um produto educacional tomando como base a aprendizagem significativa de Ausubel. O produto trata-se de um Manual com atividades experimentais a partir de um aplicativo para smartphones, a fim de determiner a aceleração da gravidade. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico e foi realizada uma pesquisa de campo quali-quantitativa, com questionários de perguntas fechadas, tendo como público-alvo alunos de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual João Bento da Costa em Porto Velho RO. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de usar os dispositivos móveis em sala de aula, pois a proposta apresentada colaborou para um ensino mais dinâmico e motivador. a facilidade de manusear o aplicativo foi citada pelos discentes como a mais importante. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que os dispositivos móveis podem auxiliar o professor em sala de aula, garantindo um ensino mais interativo, dinâmico e significativo.
Palavras-chave: aplicativo, ensino de física, dispositivos móveis, aprendizagem significativa.
Fonte: MNPEF-POLO 40