Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | |||
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 22/09/2021 16:58:02
Defesa de Dissertação de Mestrado: MARIO LAELIO ALVES SILVA-MNPEF-P40
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MARIO LAELIO ALVES SILVA
Orientadora: Profa. Dra. Priscilla Paci Araujo
TÍTULO
TRACKER E A VIDEOANÁLISE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
RESUMO
Nessa dissertação e no produto educacional abordamos o estudo da Cinemática que contemplam os conteúdos sobre Movimento Retilíneo Uniforme, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Queda Livre e Movimento Circular Uniforme. Sendo que a finalidade deste trabalho foi a elaboração, implementação e avaliação de sequências didáticas utilizando o software Tracker para o ensino de conceitos da Física pautadas na Aprendizagem Significativa através do uso de metodologias ativas. O projeto se concentra nas atividades experimentais, voltadas aos alunos do ensino médio e tem como objetivo que os alunos aprendam os conteúdos de Física de forma significativa. Os materiais de apoio pedagógico, foram produzidos através da construção de experimentos por meio de análise de vídeo, que abordaram temas da Mecânica Clássica. A sugestão da prática experimental através da análise de vídeo pode ser uma alternativa à prática pedagógica tradicional, sendo aplicada para aproximar os estudantes dos conteúdos e promover a interação entre alunos e professores na construção do conhecimento. Desta forma, procuramos identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos discutidos através de questionários elaborados na plataforma do Kahoot, e explorar a possibilidade de resolução do problema através de roteiros baseados na metodologia de investigação, conhecida como POE, onde o aluno tem que prever, observar e explicar o que eles observam na atividade experimental. Esta proposta pedagógica de aprendizagem, fundamenta-se nos conceitos da teoria da aprendizagem de David Paul Ausubel, na qual ele descreve a importância do conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aluno, para que sejam capazes de relacioná-los com novos conhecimentos. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização do Tracker em experimentos de cinemática despertou o interesse do aluno sobre a cinemática, facilitou a compreensão de analisar os gráficos produzido em cada movimento proposto e que 71% dos alunos, compartilhariam o uso do Tracker com seu professor ou demais colegas em seus estudos de Física.
Fonte: MNPEF-POLO 40