Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | |||
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 22/09/2021 16:52:55
Defesa de Dissertação de Mestrado: AMANDA DE CASTRO SILVA-MNPEF-P40
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
AMANDA DE CASTRO SILVA
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luís Nepomuceno de Lima
TÍTULO
ANTENA DETECTORA DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
RESUMO
Esta dissertação apresenta uma proposta experimental para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio, o material foi elaborado com o intuito de suprir as necessidades educacionais no ensino de Física relacionados ao eletromagnetismo, levando o aluno a conhecer o método científico e a visão da natureza que tem os cientistas, através do estudo de alguns fenômenos e conceitos da Física contemporânea. A elaboração deste estudo objetiva oferecer aos alunos e professores uma ferramenta de ensino de ondas eletromagnéticas de qualidade, e adequada à realidade das escolas públicas no Brasil. Propomos uma inovação pedagógica e tecnológica por meio de um experimento de física, que possibilita a participação ativa dos estudantes. Essa pesquisa propõem uma interferência no ensino de Física, que subverta mesmo que parcialmente os métodos tradicionais de ensino, cristalizados pela burocracia oficial. Adotamos a propostas de levar os discentes a adquirem saberes científicos através de procedimentos não convencionais, levando-os a aprender os fenômenos físicos, em especial as ondas eletromagnéticas, sob uma perspectiva diferenciada, que fuja das aulas meramente expositivas e mecânicas. Inicialmente foi ministrada aulas expositivas sobre os assuntos relacionados ao experimento, os conceitos de ondas eletromagnéticas, antenas, ondas incidentes, refletidas e polarizadas, a transmissão e recepção de uma onda e as diferentes aplicações de ondas eletromagnéticas conforme o currículo de Física do terceiro ano do ensino médio. Em seguida, aplicamos um teste de arguição de aprendizagem conforme consta neste manual, sobre o que foi apresentado nas aulas. Posteriormente aplicamos o produto educacional explicando as teorias juntamente com as demonstrações práticas.
Fonte: MNPEF-POLO 40