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18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 22/07/2021 15:56:56
Defesa de Mestrado de Moisés Lobor D'Almada Alves Pereira
RESUMO APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM TÓPICOS DE MECÂNICA
Moisés Lobo D’Almada Alves Pereira
Orientador(es): Prof.ª Dr.ª Luciene Batista da Silveira
Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Departamento de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
Esta proposta destaca a importância da aprendizagem baseada em jogos digitais para o ensino de física. Fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel (1963) visando superar as dificuldades encontradas no ensino tradicional. Temos como objetivo aplicar uma sequência didática e avaliar a eficácia dos jogos digitais no ensino de Física, em tópicos de Mecânica. A pesquisa ocorreu de forma remota, em três escolas públicas do Estado de Rondônia, em turmas de 1º ano do Ensino Médio, em 2020, com a participação média de 60 alunos. Iniciou-se com um pré-teste; revisou-se o conteúdo; procedeu-se com a exploração do produto educacional; finalizou-se com a aplicação de um pós- teste. Os dados foram obtidos por meios de questionários disponibilizados via internet. Nesta pesquisa qualiquantitativa observou-se que 92% dos alunos considera positivo o uso dos jogos digitais no ensino de física e 93% dos participantes estão insatisfeitos com as aulas tradicionais. Os dados mostram que os jogos digitais influenciam positivamente na aprendizagem de física, em tópicos de mecânica. Isto foi verificado na avaliação final no grupo experimental. Entretanto, ressalta-se que amostra pesquisa foi pequena, sendo recomendado novas pesquisas com amostras maiores e que o produto seja aplicado de forma presencial, preferencialmente desde o início do ano letivo, em interdisciplinaridade com a matemática.
Palavras-chave: Ensino de Física, jogos digitais, metodologias ativas.
Dia 23 de Julho de 2021, às 10:00 horas na sala virtual do Google Meet (https://meet.google.com/gsv-rcfe-emd)
Fonte: mnpef