Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | |||
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 17/03/2021 11:26:50
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EJA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EJA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS
DAIANY DA SILVA FERREIRA
Orientadora:
Profª. Drª. Dieime Custódia da Silva
Coorientadora:
Profª. Drª. Priscilla Paci Araujo
Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
Este estudo teve por objetivo a elaboração, implementação e avaliação de sequências didáticas pautada na metodologia ativa utilizando recursos como jogos, desafios e Quiz para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em Física. O trabalho foi aplicado em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio na modalidade EJA na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Orlando Freire e o Centro de Ensino de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA, Professora Doralice Sales Cavalcante, do estado de Rondônia. Para o fundamento teórico da aplicação do produto, foram utilizados os conceitos da Aprendizagem Significativa desenvolvida por David Paul Ausubel, no qual propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados para que possam ser capazes de relacionar e acessar novos conhecimentos. Os resultados desta pesquisa apontam que o produto educacional ora desenvolvido pode favorecer de forma positiva a inserção de novas metodologias que atendam as especificidades do público para o qual a sequência didática foi aplicada. Nesse trabalho e no produto educacional dessa dissertação é abordado conteúdos de Cinemática que contemplam os conteúdos sobre sistema de unidades, mudança de unidades, movimento, posição, deslocamento, velocidade, aceleração, Movimento Retilíneo Uniforme e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado.
Fonte: MNPEF-UNIR PORTO VELHO