Do | Se | Te | Qu | Qu | Se | Sá |
1 | 2 | 3 | 4 | |||
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Publicado em: 17/02/2021 15:23:20
CALOR ESPECÍFICO: A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS POR MEIO DE RECURSO MULTIMÍDIA
Defesa de mestrado sobre "“CALOR ESPECÍFICO”: A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS POR MEIO DE RECURSO MULTIMÍDIA" do discente do MNPEF JOCIEL HONORATO DE JESUS será dia 26 de fevereiro de 2021.
Orientador: Dr. Elie Albert Moujaess
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
RESUMO
A abordagem do ensino de calorimetria contextualizado no ensino médio é indispensável para a aprendizagem dos alunos, porém, essa é a principal dificuldade encontrada por professores ao lecionar este tema. Pelo fato de que a maior parte das aulas lecionadas sobre o conteúdo de calorimetria no estado de Rondônia não ser aplicado nenhuma contextualização e nem o uso de prática experimental torna mais difícil para o aluno compreender o conteúdo, isso devido que as aulas de física na maioria das vezes são ministradas por professores com formação em outra área, a falta de laboratórios adequados e metodologias inovadoras como esta. Desse modo, o quesito principal é como abordar o conteúdo de forma a despertar a curiosidade e a busca pelo conhecimento por parte do aluno. Diante dessa realidade, o presente trabalho apresenta uma metodologia baseada na produção de um tutorial com o passo a passo no qual ocorreu a aplicação em duas escolas em quatro turmas diferentes que tratam o conteúdo de calorimetria no Ensino Médio e ainda propõem atividades práticas experimental com um aplicativo como auxílio na teoria para que os alunos desse nível de escolaridade possam aprender enquanto se divertem. Tal metodologia foi desenvolvida e aplicada com sucesso na escola de Ensino Médio Carmem Ione de Araújo e os resultados foram amplamente satisfatórios, principalmente no que se refere à aprendizagem do tema e a motivação para o estudo da Ciência, cosiderando assim um percentual de 90% de assimilação do conteúdo estudado.
Fonte: mnpef - UNIR Porto Velho